Saiba o que é e como funciona o Seguro Fiança LocatÃcia
Â
Ao procurar uma casa ou um apartamento para alugar, você precisa estar com tudo pronto para oferecer algumas garantias à pessoa que é dona do imóvel. E uma das modalidades mais tradicionais do mercado é o seguro fiança.
Neste artigo, vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre seguro fiança e como esse tipo de serviço pode te ajudar ao alugar um imóvel.
O que é o seguro fiança locatÃcia?
É uma forma de garantia que o mercado imobiliário encontrou como alternativa ao fiador de aluguel e ao depósito caução.Â
Ele serve como uma forma de garantir que o proprietário de um imóvel, ou locador, não será prejudicado em caso de inadimplência (falta de pagamento do aluguel) por parte do inquilino, ou locatário.
Alugue sem complicação e sem fiador.
Seguro fiança: Como funciona?
O locatário contrata o seguro fiança caso seja uma das exigências do locador como garantia para alugar seu imóvel.Â
Essa modalidade de garantia pode ter diferentes tipos de cobertura. A mais básica diz respeito apenas à cobertura de inadimplência por parte do inquilino. Mas as seguradoras trabalham com planos mais amplos, que podem cobrir outros custos de moradia, como:
- IPTU;
- Taxa de condomÃnio;
- Contas de consumo de serviços essenciais, como luz, água e gás;
- Danos ao imóvel;
- Multa por quebra de contrato de aluguel de imóvel.
Vantagens do seguro fiança locatÃcia
A seguir, mostramos para você 3 principais vantagens do seguro fiança locatÃcia.
Mas lembre-se: dependendo do seguro contratado, há mais ou menos garantias do que as que descrevemos.
1. Segurança para o proprietário: garantia de receber o aluguel
Essa é uma das principais vantagens do seguro fiança locatÃcia: o dono do imóvel tem a garantia que vai receber o valor dos aluguéis mesmo em caso de inadimplência.
2. Para o inquilino, há a vantagem de dispensar fiador
Para quem é inquilino, a grande vantagem do seguro fiança locatÃcia é não precisar de um fiador para alugar um imóvel. O que te poupa de um desgaste e até mesmo de um constrangimento para conseguir uma pessoa fiadora ou até mesmo de favores de outras pessoas.
3. Pagamento parcelado atrai mais inquilinos
Em geral, o seguro fiança locatÃcia permite o parcelamento do valor. Isso contribui para atrair mais pessoas que, por exemplo, possuem cartão de crédito e podem diluir essa despesa ao decorrer do contrato de locação.
Assim, com a possibilidade de pagar de forma parcelada, o imóvel atrai mais pessoas que podem alugá-lo.
Como contratar o seguro fiança?
Para fazer um seguro fiança, o locatário geralmente precisa, além de preencher uma ficha cadastral, apresentar uma documentação padrão de qualquer análise de crédito, como:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Extratos bancários dos últimos três meses ou holerites e cópia da Carteira de Trabalho, em caso de empregado registrado.
Que tipo de imóveis podem contratar seguro fiança?
O seguro fiança pode ser usado como garantia para a locação de imóveis urbanos residenciais, não residenciais – como escritórios e consultórios, por exemplo – e também por imóveis comerciais.
Qual o valor do seguro fiança?
Em média, o valor do plano básico, ou seja, que cobre apenas uma possÃvel inadimplência por parte do inquilino, gira em torno de um aluguel e meio.Â
Ou seja, você está fechando a locação de um apartamento pelo valor de R$ 1.000 por mês de aluguel, a contratação de um seguro fiança ficaria em R$ 1.500.Â
Geralmente, as seguradoras fecham esse valor de acordo com o número de itens que estarão sob a cobertura do plano. Â
Qual é a duração?
Até bem pouco tempo atrás, o seguro fiança tinha duração de apenas 12 meses, precisando ser renovado durante o contrato de locação, que normalmente é de 30 meses.
No entanto, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), entidade que regula o mercado de seguros no Brasil, baixou uma nova norma – pela Circular Nº 587, de 10 de junho de 2019 – que determina que as apólices tenham validade pelo prazo total do contrato de aluguel de imóvel.
Quem paga o seguro fiança locatÃcia?
O pagamento do seguro fiança é feito pelo locatário, no momento em que um contrato de aluguel é fechado. Esse pagamento, até bem pouco tempo atrás, era feito em poucas parcelas – normalmente três ou quatro. Mas grandes seguradoras do mercado já oferecem a opção de pagamento em 12 vezes.Â
Com a nova norma da Susep, a seguradora precisa comunicar ao dono do imóvel em caso de falta de pagamento das parcelas por parte do locatário. Nestes casos, o proprietário pode efetuar esse pagamento, para não perder a cobertura do seguro, e negociar o ressarcimento desses valores junto ao inquilino.
E caso a situação não seja regularizada pelo inquilino, a Lei do Inquilinato dá o direito ao proprietário de buscar uma ação de despejo.Â